- Publicidade -

O que são os DORAMAS? Conheça o significado e a diferença entre K-Drama

Você sabe oque significa a palavra Dorama? Confira os detalhes.

Os doramas têm dominado os serviços de streamings, e isso não é novidade, mas você sabe o que são os doramas? Os doramas são produções asiáticas dramatizadas. Esse seria o termo, que se refere aos títulos japoneses, acabou juntando diversas produções asiáticas, como os conhecidos K-dramas ou doramas coreanos.

- Publicidade -

Essas produções consistem em exibir episódios semanais, sendo um formato semelhante às séries americanas, no entanto, existem também características das conhecidas telenovelas brasileiras. Com a popularidade em alta, a Netflix é casa de títulos famosos como Sorriso Real, Pousando no Amor, Nosso Destino, por exemplo.

Além da gigante do streaming, ainda existem outras plataformas muito conhecidas pelos conteúdos asiático, como o Viki. Assim, mesmo com a enorme popularidade, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é dorama. Então, vamos explicar o conceito e dar dicas para ficar por dentro sobre as novidades deste universo.

O que é dorama?

- Publicidade -

A expressão dorama é um derivado da palavra “drama” em japonês. Assim, os doramas, são produções dramáticas populares nas emissoras de televisão asiáticas, que já dominaram o mundo. Normalmente, as histórias possuem um final fechado, isso quer dizer que, na maioria das vezes, não se espera uma segunda temporada.

Mas, com a popularidade do segmento no mundo dos streamings ocidentais, esse conceito começou a mudar, como aconteceu com “Uma Advogada Extraordinária”, renovada para a segunda temporada pela Netflix, com previsão de chegada em 2024.

Os doramas têm semelhanças com as novelas latino-americanas, por terem roteiros parecidos, fechados e enredos dramáticos intensos. Já por outro lado, se parecem com os seriados americanos e europeus, com poucos núcleos narrativos, focando em poucos personagens.
Outro aspecto dos doramas inclui a presença de idols no elenco. É muito comum as produções contratarem cantores famosos nos países para papéis protagonistas, chamando ainda mais atenção do público.

Um clássico exemplo disso é a cantora IU no K-drama “Hotel Del Luna” (Netflix), Choi Min-ho do grupo Shinee no dorama coreano “The Fabulous” (Netflix) e Yamashita Tomohisa do NEWS no dorama japonês “De Cinco às Nove” (Viki).

Mas qual a diferença de Dorama e K-Drama?

- Publicidade -

Pousando no Amor
Imagem: Divulgação

Por ser derivado da pronúncia dos japoneses, o termo dorama trataria apenas dos títulos produzidos no país. Porém, tornou-se sinônimo de drama, normalizando expressões como “doramas coreanos” e “doramas chineses”. Cada País, no entanto, tem seu próprio drama, o que vai diferenciá-los pelo mundo.
Assim, ficou comum adicionar a primeira letra do país antes do termo para exemplificar de onde é aquela produção: K-drama (Coreia), J-drama (Japão), C-drama (China), TW-drama (Taiwan) são alguns exemplos.

Gostou dessa explicação? Conseguiu tirar as suas dúvidas, então corra, aproveite para assistir um excelente dorama.

Aproveite para ler:

> Novidade: DORAMA de crime estreia com aprovação máxima e está em alta hoje

Aliás, não deixe de acompanhar as melhores dicas de séries no Dorameiros, para não perder nada do Rakuten Viki, Kocowa e Netflix.

- Publicidade -