Navegando pela Categoria

Filmes

Os 5 Melhores filmes sul-coreanos para assistir

Se te perguntasse rapidamente qual é o melhor filme sul-coreano, tenho certeza que rapidamente você responderia Parasita. E não é por menos, o longa dirigido por Bong Joon-ho, é um dos longas mais premiados da história e popularizou o cinema coreano.

No entanto, outras obras coreanas, que não tiveram a mesma popularidade, possuem grandes histórias e qualidade de produção. Por isso, separamos os 5 melhores filmes sul-coreanos e onde é possível assisti-los. O ranking é baseado nas críticas dos longas.

A Criada

Embora já tenha ficado disponível no catálogo da Netflix, A Criada foi removida do catálogo do serviço. No momento, nenhum serviço oferece o longa no Brasil. Afastando-se um pouco da violência da trilogia Vengeance, Park Chan-wook usa um romance policial vitoriano como base para criar o enredo do longa.

O resultado é uma obra-prima, considerada quente para os padrões sul-coreanos, mas visualmente absorvente. Ambientado na Coreia dos anos 30, o filme é dividido em três partes. Vemos pela primeira vez uma jovem contratada como criada de uma herdeira japonesa que vive como eremita em uma propriedade rural.

A criada é um filme inteligente, elegante e surpreendente. Quase todas as cenas são criadas de forma tão decadente quanto as riquezas na tela. Assim, testemunhamos a capacidade de Park de estilizar cada quadro à medida que a história gira e gira por entre nossos olhos.

Oldboy

Este é outro título que já esteve no serviço da Netflix e posteriormente foi removido. Em suma, Oldboy é um conto de vingança distorcido que transborda ação estilizada e oferece uma reviravolta visceral de ultraviolência que deixa você totalmente sem fôlego.

Oldboy é uma contribuição profundamente influente no cinema coreano moderno. Oh Dae-su, interpretado por Choi Min-sik, acorda em uma prisão que se parece com um hotel que o prenderá pelos próximos 15 anos. Ao ser solto, ele procura a vingança tentando encontrar seus captores.

O filme surpreendeu o público de Cannes, recebendo uma longa ovação de pé e, em seguida, impulsionou o cinema coreana para o reconhecimento global. Desde então, as coisas para as produções coreanas nunca mais foram as mesmas.

Memórias de Assassinato

Memórias de Assassinato um mistério de crime rural focado na obsessão dos detetives e seu grande melho de falhar. Baseado nos assassinatos em série de Hwaseong da vida real, ocorridos entre 1986 e 1991, o detetive rural Park Doo-man fica instantaneamente impressionado quando os corpos de duas mulheres são encontrados.

Ao lado de seu violento parceiro Cho, um detetive competente de Seul, Tae-yoon, se junta a eles enquanto eles lutam desesperadamente para pegar o assassino. Podemos dizer que , o filme tem como núcleo emocional o trio de detetives.

Sentimos inveja de Park pela abordagem proeficiente de Seo e, à medida que cresce a obsessão por resolver o caso. Esses sentimentos de inadequação aumentam cada vez mais.

Parasita

Falar de Parasita é praticamente chover no molhado, afinal, como citamos anteriormente, se trata de um filme que ganhou vários Oscars. Parasita é uma sátira sombria que expõe a divisão de classes da Coreia e oferece uma experiência cinematográfica imcomparável.

O filme ganhou mais de 200 prêmios internacionais, incluindo 4 Oscars e a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2019. Nele, acompanhamos a história de duas famílias em extremos opostos do espectro capitalista. De um lado, a lutadora família Kim e o do outro, o afluente clã Park, que veem seus mundo colidirem.

Podemos resumi-lo como “uma tempestade perfeita”. O longa é dirigido por um cineasta no auge de seus poderes, maravilhosamente interpretado por um elenco, lindamente filmado, ao mesmo tempo em que fornece um soco no estômago com comentários sociais vitais.

Em Chamas

Apesar de muitos dos fãs não conhecerem, o quinto filme do diretor Lee é o maior filme coreano já feito de acordo com a crítica. Lançado um ano antes de Parasita, Em Chamas foi enviado como o Melhor Filme estrangeiro de 2018, mas não foi indicado.

Mas, em crítica, superou Parasita. No filme, seguimos o entregador Jong-Su, sua amiga de infância Hae-mi e o enigmático Ben. Jong-Su coemça a suspeitar que Hae-mi pode estar em perigo, nessa obra que mistura suspense e mistério arrepiante.