3 Filmes de terror Coreanos que você precisa dar uma chance

Excelentes filmes de terror coreanos para assistir

Os filmes de terror coreanos são brutais, engraçados e em uma liga completamente diferente. A marca de horror encontrada no cinema coreano contradiz muito do que esperamos das produções americanas convencionais. Esses longas não estão tão preocupados com cortes rápidos e sustos, mas sim cavando nas partes mais profundas do subconsciente humano.

- Publicidade -

Nestes filmes, os pensamentos sombrios crescem como cogumelos venenosos. A violência é tratada como uma forma de arte, lindamente coreografada em clássicos como “Oldboy” e “I Saw The Devil” que ilustram o mal de que qualquer pessoa é capaz. Além disso, não há um vilão explícito. Todo mundo pode ser o vilão.

Diretores como Bong Joon-ho e Park Chan-wook fizeram nomes para si mesmos na cena de terror coreana, usando o gênero para criar seus próprios toques únicos em histórias bem usadas. Antes de “Parasita”, Bong dirigiu o longa de desastre ambiental “The Host”.

Antes de “Stoker”, Park fez “Oldboy”, assim como o resto de sua trilogia Vengeance. Os filmes de terror coreanos são masterclasses na construção de pavor e tensão, se tornando profundamente perturbadores que oferecem perspectivas distorcidas sobre a condição humana.

- Publicidade -

Pois bem, esta lista destacará 3 excelentes filmes de terror que os cineastas coreanos têm a oferecer, que abrangem tudo, desde thrillers de vingança a recursos de criaturas e histórias de fantasmas.

3 Excelentes filmes de terror coreanos e onde assistir

Observe em quais serviços de streaming os longas de terror estão disponíveis.

Medo (A Tale of Two Sisters)

O diretor Kim Jee-woo oferece uma história de fantasmas que é igualmente devastadora e aterrorizante com seu longa de 2003 “A Tale of Two Sisters” ou Medo. Su-mi (Im Soo-jung) é uma adolescente que foi recentemente liberada de uma instituição mental e voltou para casa no campo com seu pai (Kim Kap-soo), irmã mais nova Su-yeon (Moon Geun-young), e madrasta, Eun-joo (Yum Jung-ah).

- Publicidade -

Enquanto ela tenta se estabelecer em uma rotina desconfortável com a fria Eun-joo, Su-mi começa a experimentar coisas estranhas acontecendo em sua casa. Uma garota fantasma aparece embaixo da pia, Su-mi é atormentada por pesadelos com sua mãe morta e ela suspeita que Eun-joo está abusando de sua irmã mais nova.

Não se engane: Medo – A Tale of Two Sisters não é uma típica história de fantasmas, e Kim tem uma ou duas reviravoltas na manga. É a quintessência do filme de terror coreano, cheio de sustos e tragédias ao mesmo tempo. Em suma, o longa não quer ser apenas assustador. Ele quer entrar na cabeça do espectador e mergulhar fundo em suas emoções.

Podemos resumir Medo – A Tale of Two Sisters como uma experiência de terror. O longa está disponível no catálogo do Star+.

O Lamento

O Lamento é a resposta da Coreia aos longas de terror religiosos focados no cristianismo e na batalha entre Deus e o Diabo. Em contraste, O Lamento de Na Hong-jin de 2016 é um épico religioso sobre o misticismo coreano e práticas ritualísticas que incluem um exorcismo elaborado, mas fútil.

O filme se inicia na pequena cidade rural de Gokseong, uma estranha doença está infectando os moradores, fazendo-os enlouquecer e cometer crimes violentos. A série de assassinatos está ligada à chegada de um japonês (Jun Kunimura) que mora na periferia da cidade.

À medida que a contagem de corpos aumenta e sua filha é infectada, o policial Jong-goo (Kwak Do-won) começa a investigar a verdade por trás da doença. Ele está desesperado por uma solução, e sua família acaba recorrendo a um xamã para obter algum tipo de resposta.

Mas esta situação é muito mais complicada e um exorcismo não resolve as coisas. O Lamento é uma história cheia de fantasmas, zumbis e demônios que, apesar dos 156 minutos de duração, não torna o filme entediante. É sobre o medo religioso, mas também sobre o medo do estranho.

A Coréia já esteve sob o poder colonial do Japão e experimentou uma série de atrocidades nas mãos dos japoneses. Isso, mais as ações tomadas pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, gerou animosidade entre os dois países, o que se reflete em “O Lamento” por meio do personagem de Kunimura; sua invasão de uma pequena aldeia coreana vem com o peso histórico de décadas de raiva.

O Lamento está disponível para aluguel na Apple TV, bem como em um canal Premium – que necessita de assinatura extra – no Prime Video.

Gonjiam: Manicômio Assombrado

3 filmes de terror coreano perfeitos
Imagem: Divulgação

“Gonjiam: Manicômio Assombrado” é facilmente um dos melhores e mais assustadores filmes encontrados lançados nos últimos 10 anos. Segue os criadores de um canal paranormal no YouTube que anunciaram que eles e um grupo de seis pessoas aleatórias estão se aventurando no abandonado Gonjiam Asylum para tentar capturar um fantasma na câmera.

Eles querem alcançar um milhão de espectadores em sua transmissão ao vivo e farão de tudo para conseguir. O que torna “Gonjiam” tão eficaz é como ele subverte as expectativas do público. Sim, produzido como algo amador, é filmado principalmente do ponto de vista da primeira pessoa, mas a câmera não está nas mãos de apenas uma pessoa.

Em vez disso, dando a cada personagem uma câmera, o diretor Bum-shik Jung é capaz de se concentrar na criação de cenários mais horríveis, incluindo um close-up que fará você sair do seu corpo. Gonjiam mistura efetivamente o design de som, tropos de imagens encontradas e lendas urbanas reais para criar um filme verdadeiramente assustador.

Se você não está convencido sobre a eficácia da filmagem encontrada como uma forma de contar histórias de terror, “Gonjiam: Manicômio assombrado” pode ser o longa que o fará mudar de ideia. O longa está disponível no Globoplay.

Aproveite para ler:

> 5 melhores doramas BL perfeitos e Onde assistir

Aliás, não deixe de acompanhar as melhores dicas de séries no Dorameiros, para não perder nada das dicas.

- Publicidade -