- Publicidade -

4 Doramas fascinantes que abordam o tema do bullying

Confira 4 Doramas sobre bullying

Os Doramas já são completamente populares em lidar com  assuntos sociais com inúmeros gêneros, desde romances a thrillers e comédias. Ao mesmo tempo em que os dramas lidam com fatores sociais de famílias mais carentes, estudos entre outros.

- Publicidade -

Assim, o assunto relacionado ao bullying aumentou muito entre as histórias. Alguns Doramas tem uma abordagem mais suave do bullying, da mesma forma que o romance adolescente True Beauty e também podemos citar o anime coreano Lookism.

Porém, as produções desse gênero mais impressionantes se tratando de bullying são extremamente difíceis de assistir, um bom exemplo é A Lição, da Netflix.

4 Doramas fascinantes sobre bullying

- Publicidade -

4. Em Busca de Vingança (Star+)

O Dorama Em Busca de Vingança estreou em 2022 e ficou completamente popular por sua mistura de muitos temas e  ensinamentos em sua história. O enredo se inicia com a história de fundo de Chan-mi (Shin Ye-eun). A personagem tem um irmão gêmeo, Won-seok (Kang Yul), e são órfãos, em certo momento seu irmão é adotado por uma família rica e teve o nome trocado.

No entanto, no Dorama, ela nunca perdeu o contato com o irmão, e mantinham uma excelente relação. A história deles muda completamente no momento em que Won-seok interrompe a videochamada. Um tempo depois ela acaba descobrindo que seu irmão esta morto, e que a causa da morte foi um suicídio.

Contudo, conhecendo bem o seu irmão, ela suspeita que na verdade ele tenha sido assassinado. Assim, ela logo se muda para a escola em que ele estudava para procurar provas e se enrola em uma teia de mentiras e segredos.

Dessa forma, Chan-mi é forçada a crer que Won-seok era um valentão. Ao mesmo tempo que buscam pistas, Soo-heon (Lomon) aparece na série. Ele é um estudante popular que guarda um segredo. No Dorama Em Busca de Vingança, o tema do bullying aparece no momento em que é descoberto que Soo-heon é um sentinela que pune os valentões que se livram impunimente de seus crimes.

- Publicidade -

É visto na série o tema do bullying de muitas formas, desde chantagem baixa até a jovem que desagrada da presença de Chan-mi por estar próxima de Soo-heon. Em Busca de Vingança não é evitado mostrar em sua história que o impugnador que atacou uma aluna não foi punido.

3. Classe dos heróis fracos 1 (Viki/Kocowa)

Estrelado pelo ator Park Ji-hoon, o Dorama Classe dos heróis fracos, coloca seu protagonista no papel de Si-eun. O personagem é um perfeito acadêmico focado na escola. Contudo, ele se transforma na mira dos valentões de sua sala. Assim, mesmo que ele insista que os valentões parem de lhe perseguir, seu complexo de inferioridade não deixa.

Diferente de outros programas do gênero que cita o bullying, Si-eun está cansado de sofrer, até que certo dia ataca seus opressores. No entanto, por essa atitude começa um efeito dominó de acontecimentos. Herói Fraco Classe 1 exibe como o bullying pode crescer em uma proporção perigosa fora da esfera escolar.

As atitudes do personagem direciona seu opressor a solicitar ajuda de traficantes. Com medo de Si-eun, o aluno Beom Seok (Hong Kyung) implora pela ajuda de Soo-ho (Choi Hyun-wook) no Dorama. Isso se transforma em uma amizade verdadeira.

4 Doramas fascinantes que abordam o tema do bullying
Imagem: Divulgação/Viki

Soo-ho aguentou bullying em sua escola anterior, mesmo que Soo-ho seja extremamente durão que não aceita ser coagido. No entanto, Classe dos heróis fracos 1 tem uma história mais complexa no momento em que Soo-ho percebe a pressa do verdadeiro significado de ter o poder de um valentão.

O caminho disso leva a mais conflitos, perigos, sangue e pode levar até a morte. No final da série, Si-eun acaba participando de outros ciclos de bullying.

2. A Lição (Netflix)

O Dorama que está em alta no momento é A Lição, da Netflix. Kim Eun-sook foi a escritora que criou a história de bullying de A Lição após sua filha dar início aos estudos no ensino médio e fazer a seguinte pergunta:

“Você ficaria mais ferida se eu espancar alguém até a morte ou se eu fosse espancada até a morte?”

O enredo de A Lição, gira em torno de Dong-eun (Song Hye-kyo) que teve sua trajetória de vida transformada por causa do bullying extremo que sofreu na adolescência. Os fãs acompanham ao mesmo tempo que os adolescentes do ensino médio tem coragem de praticar brutalidade insondável apenas por gostar.

No momento em que Dong-eun sofreu na mão de seus colegas ricos que a ameaçavam fisicamente. Os fãs devem concordar que na cena do curling de A Lição não é fácil de aceitar. Contudo, o que devemos aprender com o Dorama de bullying é que aqueles que agridem Dong-eun não foram punidos, até depois de serem denunciados à polícia.

O programa também deixa claro que dinheiro e valentões etsão sempre juntos e a falta de punição pelas autoridades e professores. Após chegar à fase adulta, Dong-eun ainda guarda o seu passado e vai atrás de vingança contra seus opressores do passado e vivem tranquilamente sem remorso.

1. D.P  Dog Day (Netflix)

Baseada em um webtoon, essa série da Netflix lida com a outra extremidade do bullying que acontece na Coreia do Sul. Uma lei de alistamento no país obriga que os jovens alistados sirvam por 2 anos em uma das áreas das forças armadas.

No entanto, o Dorama explora uma realidade complexa. A série gira em torno de Jun-ho (Jung Hae-in), um soldado que se alistou recentemente e entra para a equipe que busca por desertores. Assim, mesmo que esteja feliz por poder sair do quartel do exército, ele vê logo o motivo pelo qual os soldados desapareceram.

4 Doramas fascinantes que abordam o tema do bullying
Imagem: Divulgação/Netflix

Para cumprir sua missão de trazer os desertores de volta à base, ele e seu companheiro descobrem a extrema intimidação e a crueldade que sofreram de seus superiores. A grande maioria das histórias tem crueldade física e psicológica.

Dessa forma, mesmo que eles soubessem que trariam vergonha a suas famílias por deixarem o exército, eles decidiram correr esse risco. D.P Dog Day tem a primeira colocação dos Doramas por ser um dos únicos a falar do lado obscuro das forças militares da Coreia.

Várias histórias vem de acontecimentos reais no decorrer do auge dos acontecimentos de bullying que vieram a público. A 2ª temporada da série deve ser lançada na Netflix em 2023.

Aproveite para ler:

3 Filmes Japoneses perfeitos disponíveis na Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar as melhores dicas de filmes no Dorameiros, para não perder nada da Netflix.

- Publicidade -